quarta-feira, janeiro 11, 2006


O dia de Elvas é o 14 de Janeiro, feriado Municipal

Elvas possuía uma das fortificações mais importantes que Portugal tinha para defender o Alentejo, sendo por isso muito apetecida e o objectivo dos nossos vizinhos Espanhóis, que muitas vezes a cercaram e a atacaram sem conseguirem obtê-la á viva força. As mais renhidas lutas, sem contar com as da primeira dinastia, tiveram lugar durante os primeiros tempos do reinado de D. João I, em que se obraram prodígios de valor e no reinado de D. João IV. Elvas Antes da batalha das linhas de Elvas, já tinha sido cercada duas vezes. Em 1653 um exército do Comando do Marquez de Terracusa foi repelido depois de 8 dias de cerco.
Mas a mais importante batalha a que Elvas tem ligado o seu nome glorioso, pelas consequências morais e materiais da vitória alcançada pelos Portugueses, foi a das Linhas de Elvas. A 14 de Janeiro de 1659. Havia já perto de 3 meses, desde 22 de Agosto de 1658 que o exército castelhano, comandado pelo primeiro ministro D. Luís de Haro, tinha investido a praça de Elvas, com um exército de 14.000 Infantes e 5.000 Cavaleiros.
No entanto, o maior problema estava na peste, que não só dizimava a população, como matava os soldados, havendo dias em que o número de mortos rondava os 300. Devido ao perigo em que a praça se encontrava, o seu governador, D. Sancho Manuel, depois conde de Vila Flor, pediu ajuda militar, e um exército comandado pelo conde de Cantanhede (depois Marquez de Marialva) que de Estremoz voa em socorro da Praça, em 14 de Janeiro de 1659, na memorável Batalha das Linhas de Elvas. O ataque às Linhas de Elvas fez-se pelo sítio conhecido por Murtais, a norte da praça de armas, onde hoje se encontra o Padrão dos Murtais (foto ao lado) que assinala a Batalha das linhas de Elvas.
Consulte "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_das_Linhas"

5 Comments:

At 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
» »

 
At 12:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! »

 
At 7:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! » » »

 
At 1:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work Braless blouse Eyeglass lens care polish Propecia forum shedding Delegate conferencing systems nissan dealers in maryland Backgrounds free mobile phones

 
At 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://www.msn.com/ - [url=http://www.msn.com/]msn[/url] msn
msn

 

Enviar um comentário

<< Home