sábado, janeiro 14, 2006


MURALHAS DE ELVAS

Importante construção abaluartada do séc. XVII, obra-prima da arquitectura militar. Tem forma de um polígono irregular com 12 frentes, 7 baluartes e 4 meios-baluartes. Do sistema defensivo da praça de Elvas, fazem parte os fortes de Stª Luzia e da Graça e os fortins de São Pedro, de São Mamede e São Francisco, Elvas.

As Muralhas de Elvas que de uma forma geral se encontram em bom ou razoável estado de conservação, representavam a primeira defesa do território português perante a ameaça castelhana.

Vista area de Elvas, com Muralhas bem visíveis


Património mundial

Elvas avança com processo de classificação Autarquia pretende entregar à UNESCO, em 2007, candidatura das suas fortificações


Num trabalho do Diário de de Noticias e de José Carlos Carvalho
Fortificações foram incluídas em 2004 na lista indicativa, mas Comissão Nacional só propõe um candidato por ano
A Câmara Municipal de Elvas quer concluir em 2007 o dossier para candidatar as suas fortificações a Património Mundial, junto da Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).Elvas possui "o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, com um perímetro que está a ser definido, mas que é superior a dez quilómetros", afirmou ontem à Lusa Elsa Grilo, vereadora da Cultura daquela cidade e responsável pela candidatura. Acrescentando que foi já constituída a comissão técnico-científica, coordenada por Domingos Bucho, que está a elaborar o dossier a apresentar durante o próximo ano.